Há inúmeros exemplos positivos em centros urbanos nos EUA, mas eles estão raramente conectados a um tecido bom o suficiente para se tornarem vibrantes.
Este artigo apresenta 10 estratégias necessárias para fazer os centros urbanos prosperarem. Nenhum deles é uma ação habitual, de forma que omitimos alguns pontos que já são conhecidos por todos.
1- Conselhos podres produzem resultados podres
Primeiro, a menos que sua cidade esteja baseada em uma economia de terceira idade, é essencial atrair jovens talentos. Você sabe o que é importante para os jovens talentos, e como eles escolhem onde viver e trabalhar, ou você está dependendo de estratégias municipais antigas com décadas de existência escritas por pessoas idosas? Os resultados que você obtém são muitas vezes semelhantes aos conselhos que você recebe.
2- Lugar substitui trabalho
"Ser transferido" foi um fenômeno do século XX devido à lealdade a uma empresa. Quando foi a última vez que você ouviu alguém falar essas palavras? Provavelmente já faz um tempo. Os jovens talentos de hoje normalmente nem sequer começam com o trabalho. Em vez disso, eles encontram um bom lugar para viver e depois procuram um emprego perto de onde estão morando. Eles valorizam as experiências muito acima das coisas.
3- Urbanize seus parques corporativos - ou continue a vê-los morrer
Sua cidade quer atrair universitários? Suas chances são zero para empregos em um parque corporativo. Você DEVE oferecer urbanidade com muitas conexões com lugares e pessoas interessantes. Pesquise "morte dos parques empresariais" e você terá quase meio bilhão de acessos. Recrie esses complexos com um urbanismo autêntico, onde as pessoas possam trabalhar, viver e participar dos muitos aspectos da vida cívica e suas perspectivas sejam boas; não o faça, e seus parques empresariais continuarão a ser preenchidos com trabalhadores mais próximos da aposentadoria do que da formatura.
4- Incentive incubadoras centrais
Jovens talentos estão abandonando a universidade, sem vontade de assumir a dívida de empréstimos estudantis de cinco e seis dígitos de seus irmãos mais velhos. Fatos emergentes nos quais eles estão interessados não estarão nos livros por 10 anos ou nos currículos por 20, então eles iniciam os processos e se tornam pioneiros. Se você quiser atrair esta nova onda de empresários que transformarão os negócios nas próximas décadas, busque a urbanidade e a conectividade dos estudantes universitários de sua idade, além das incubadoras. Portanto, aprenda sobre, e obtenha sucesso em incubadoras no centro da cidade (mais sobre este assunto em um artigo futuro).
5- Comece um pátio jardim
Mencionei isto brevemente antes, mas não no contexto da atração de jovens talentos para a cidade. Para as gerações mais velhas, um pátio jardim pode ser apenas mais um lugar para comer ou beber ao ar livre. Para os jovens talentos, é também um lugar para conhecer e planejar – um espaço de coworking sem aluguel, além do dinheiro gasto em comida e bebida.
6- Tudo o que você precisa é de um único lote vago
Um pátio jardim é tão fácil de começar; tudo o que você precisa é de um terreno vazio de alguém que queira aumentar seu valor até a hora de reconstruí-lo. O destaque acima é Wynwood Yard, em Miami. Estas imagens foram tiradas no último dia de sua existência, que configurou tanta vitalidade e valor ao seu entorno de forma que foram reconstruídas. A fórmula do jardim é tão simples: comece com um lote vago, depois acrescente carrinhos de comida, um palco, um bar com piso de madeira, e móveis baratos, reformados e recuperados. Você só precisa de um gerente, mais alguém jovem com boas habilidades gráficas e de mídia social que trabalhe neste local como uma brincadeira paralela. O bar e os carrinhos de comida contam com equipe própria.
7- Pátios geram ideias
As gerações mais velhas utilizam este espaço para socializar; os jovens talentos também vêm para traçar estratégias. Como ainda não são membros de clubes de campo ou de clubes sociais e conectados o suficiente para traçar seus caminhos de modo que talvez nunca sejam, um pátio é o lugar perfeito para traçar coisas que mudam o mundo.
8- Traga os carrinhos e galpões
Nada além do tráfego de alta velocidade mata o apelo as caminhadas mais do que as lacunas nas fachadas das ruas, também conhecidas como “os becos”. A maneira mais fácil de começar a curar estas ruas do centro da cidade é com carrinhos de comida e lojas contêiner. Eles são portáteis o suficiente para que se alguém quiser desenvolver aquele trecho de rua, eles possam se deslocar para outro lugar e ajudar na recuperação deste novo local.
9- Comece com um e construa a partir daí
Você não precisa começar grande com carrinhos ambulantes. Seaside começou com apenas um. As pessoas adoraram e trouxeram mais, criando a interessante e deliciosa fachada da rua de hoje. Mesmo tão grande como a Praça Central, o Walk Appeal da 30-A se beneficia claramente da forte fachada. Uma razão de ser tão atraente é porque as pessoas não só compram comida e bebidas, mas param e ficam um pouco, ativando a rua, porque nada é mais interessante para os humanos do que outros humanos.
10- A cultura alimentar é intrinsecamente urbana
Se você estiver ao redor de carrinhos de alimentos, praças de alimentação, ou refeitórios, observe quem está lá. Lugares onde as pessoas podem ir e escolher o que querem comer, depois reunir-se com seus amigos ao redor de uma mesa de piquenique, é o território nativo dos jovens talentos, portanto, a cura das fachadas é um movimento forte em muitos aspectos.
Este artigo foi originalmente publicado no Common Edge.